terça-feira, 3 de março de 2009

Chico Science e Nação Zumbi - Da Lama Ao Caos (1994)

"Mangue - A Cena

"Emergência! Um choque rápido ou o Recife morre de infarto! Não é preciso ser médico pra saber que a maneira mais simples de parar o coração de um sujeito é obstruir suas veias. O modo mais rápido, também, de infartar e esvaziar a alma de uma cidade como o Recife é matar os seus rios e aterrar os seus estuários. O que fazer para não afundar na depressão crônica que paraliza os cidadãos? Como devolver o ânimo , deslobotomizar e recarregar as baterias da cidade? Simples! Basta injetar um pouco de energia na lama e estimular o que ainda resta de fertilidade nas veias do Recife.
"Em meados de 91 começou a ser gerado e articulado em vários pontos da cidade um núcleo de pesquisa e produção de idéias pop. O objetivo é engendrar um 'circuito energético', capaz de conectar as boas vibrações do mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo, uma antena parabólica enfiada na lama.
"Os mangueboys e manguegirls são indivíduos interessados em quadrinhos, tv interativa, anti-psiquiatria, Bezerra da Silva, Hip-Hop, midiotia, artismo, música de rua, John Coltrane, acaso, sexo não virtual, conflitos étnicos e todos os avanços da química aplicada no terreno da alteração e expansão da consciência".

(extraído de "Caranguejos Com Cérebro", manifesto manguebit, por Fred Zeroquatro e Renato L)

Da Lama Ao Caos é o disco de estréia de Chico Science e o grupo Nação Zumbi. Prezando pela originalidade associada às propostas de reativação e reafirmação cultural do Recife, metrópole decadente no contexto, o disco traz misturas entre cultura pop internacional de alto nível, como o rap, o funk e o rock, e a cultura tradicional de Pernambuco, com muito maracatu de baque virado, cirandas, côco e mais. Tendo sido o mais reconhecido dos discos associados ao Movimento Mangue, este álbum é imprescindível em todos os sentidos, sendo reconhecido como grande obra musical brasileira.

1. Monólogo ao Pé do Ouvido
2. Banditismo Por Uma Questão de Classe
3. Rios, Pontes e Overdrives
4. A Cidade (Boa Noite do Velho Faceta [Amor de Criança][Música incidental])
5. A Praieira
6. Samba Makossa
7. Da Lama Ao Caos
8. Maracatu de Tiro Certeiro
9. Salustiano Song
10. Antene-se
11. Risoflora
12. Lixo do Mangue
13. Computadores Fazem Arte
14. Côco Dub (Afrociberdelia)

Chico Science e Nação Zumbi (neste disco):
Chico Science - Voz
Alexandre Dengue - Baixo
Lúcio Maia - Guitarra
Toca Ogan - Percussão e efeitos
Canhoto - Caixa
Gira - Tambor
Gilmar Bola 8 - Tambor
Jorge du Peixe - Tambor

Link in comments

2 comentários: