domingo, 29 de março de 2009

Memórias De Um Caramujo


Coloco aqui uma atual e recorrente pergunta: o que é música popular brasileira hoje em dia? Não é mais banquinho e violão, Gilberto Gil, Chico Buarque e Marisa Monte. O universo se expandiu e mpb passou a ser simplismente músicas que são populares (o que impressionantemente também mudou e não precisa mais ser óbvio, batido. O povo entende algumas sofisticações) e são feitas no brasil. Parece idiota mas pensar assim torna esse gênero mais inútil (e isso é bom!) e rico, possibilita pensarmos em Marcelo Camelo (ex Los Hemranos), Hurtmold, Eddie, Cidadão Instigado...porra, até Malu Magalhães como mpb. É, mpb, igual Chico Buarque, Caetano Veloso etc.

Enfim vamos ao que interessa. Memórias De Um Caramujo ("Caramujo" para os amigos) é uma banda que exemplifica extremamente bem o que ja disse acima. Formados no colegial em 2006, paulistas, mudaram de formção em 2007 com a entrada de mais um integrante e ganharam o Festival Nacional da Canção. Formados por André Vac (voz, guitarra e mandolim), Thomas Huszar (contrabaixo e voz), ambos letristas, Gabriel Milliet (violão, voz e flauta), Gabriel Basile (bateria) e Beatriz Mentone (voz), fazem um som que vai do rock ao samba, do folk ao baião e o maracatu. Misturam influencias como Beatles e o Grupo Rumo e transformam em algo como Mutantes e Secos e Molhados (porém atual).

Ouça, Baixe. Vá a um show (na Casa De Francisca, nos Jardins ou no circuito universitário), dance e sinta a sintonia exuberante e os arranjos meticulosos.


myspace.com/memoriasdeumcaramujo

3 comentários:

  1. Confesso ter de compartilhar com este sentimento em relação a estes garotos, como é bom ter este nível de composições musicais de volta e que vão muito além dos acordes "quebradeiras" do rock juvenil atual e também dos acordes "mela-rosca" marcados pelos "comerciais" pagodes.

    Viva a criatividade e as cabeças pensantes.

    Parabéns pelos comentários sobre esta promissora banda.

    ResponderExcluir
  2. Tomás, pesquisando sobre a banda no Google achei teu post. Que bom ouvir quem não conheço falar assim deles. Gabriel Milliet é meu filho e tenho compartilhado com ele desde cedo essa paixão pela música. E tenho o privilégio de conviver com todos eles na minha casa, onde eles gravaram este primeiro registro. Vale a força!

    Pedro Milliet

    ResponderExcluir
  3. Cadê, onde baixo? Vi um show deles recentemente no Zé Presidente, foi bem legal.

    ResponderExcluir