quinta-feira, 5 de março de 2009

Nação Zumbi - Rádio S.Amb.A (2000)

Rádio S.Amb.A, designado pela sigla que faz referência a "Serviço Ambulante da Afrociberdelia" é o primeiro álbum gravado após a morte de Chico Science. No disco duplo "CSNZ" lançado após a morte do líder do grupo já contavam algumas canções gravadas sem ele, mas somente neste álbum que encontramos a força absoluta de Jorge Du Peixe assumindo os vocais envolvidos a novas sonoridades ainda mais experimentais.

Neste disco repleto de ritmos e melodias, samples e efeitos, eletrônicos e orgânicos, revela-se uma sonoridade apoiada em bases constantes, sobre as quais vão destacando-se as ritmias, as guitarradas e as letras cantadas e faladas como pinceladas compondo um grande bloco poderoso.

Muito groove presente, principalmente na cozinha maravilhosa de Dengue carregando as bases no baixo com os beats alucinados de Pupillo na bateria. Obra independente, lançada pela YB Music, densa e pesada, verdadeira obra-prima, de pouco reconhecimento na discografia da Nação. Não fosse a canção-single "Quando a Maré Encher", originalmente da banda Eddie, muitos jamais teriam ouvido falar neste disco. Participações inesquecíveis de Fred Zeroquatro, Maciel Salú, Éder "O" Rocha, Lia de Itamaracá e o trombonista Bocato. Aproveitem.


1. Do Mote do Doutor Charles Zambohead/Azogue
2. O Caranguejo da Praia das Virtudes (Madame Satã)
3. Lo-Fi Dream (Los Sebosos Postizos)
4. Arrancando as Tripas
5. Pela Orla dos Velhos Tempos
6. Remédios
7. O Carimbó/Côco Assassins (Bailado Capenga)
8. Quando a Maré Encher
9. Antromangue/Brasília
10. Na Balada do Rio Salgado
11. João Galafuz
12. Jornal da Morte
13. Zumbi X Zulu
14. Del Chifre's Beach



Músicos:
Pixel 3000 (Jorge du Peixe) - Voz
Jackson Bandeira (Lúcio Maia) - Guitarra
Djeik Sandino (Dengue) - Baixo
Fortrex (Pupillo) - Bateria e percussão
Amaro Satélito (Gilmar Bola 8) - Tambor e voz
Mocambo (Gira) - Tambor e voz
Tocaia (Toca Ogan) - Percussão e voz

Link in comments

Um comentário: