segunda-feira, 9 de março de 2009

The Shaggs - Philosophy Of The World (1969)


Originárias de Fremont, uma minúscula cidade nos Estados Unidos, as irmãs Dorothy, Bethy e Helen Wiggin não tinham nenhum envolvimento especial com música até o pai das garotas decidir tira-las da escola para que começassem a ter aulas de música e canto, em 1968. Como boas filhas de uma família tradicional, as irmãs obedeceram e logo começaram a compor, também obedecendo a vontade do pai. No ano seguinte foram levadas a um estúdio onde gravaram The Philosophy Of The World, que foi um fracasso de vendas. A banda continuou tocando nas redondezas até 1975, quando o pai das garotas faleceu e elas se viram livres.

No sentido tradicional da técnica musical, como é de se esperar após conhecer a história da banda, esse cd é simplesmente terrível. As vozes soam como um coral religioso infantil cantando músicas alegres de louvor, enquanto as poucas passagens instrumentais apresentam guitarras claramente desafinadas e uma falta de ritmo tão assustadora que nos levam a questionar se elas não estariam fazendo de propósito. Entretanto, Frank Zappa classificou The Shaggs como sua terceira banda favorita (acima dos Beatles), e é possível ouvir as influências desse álbum em diversas canções do Mothers of Invention e em algumas outras bandas experimentais atuais como Deerhoof.

O que poderia haver então de tão especial a repeito desse disco? Bom, não consigo entender ainda o efeito causado pela ingenuidade musicas do The Shaggs, creio que a maior parte das pessoas ouvem simplesmente pela história da banda, mas acho também que vale a pena dar uma segunda chance e ouvir com mais atenção, talvez imaginando se tratar de uma manifestação artística de vanguarda (como tantas bandas inspiradas por essas garotas) e não apenas de um grupo muito ruim. Após uma terceira audição começo a achar que essa pode ser uma peça perdida na história do rock, talvez muitas bandas que se levam a sério demais tenham muito o que aprender com o quão cativante é a simplicidade de The Philosophy Of The World.

Ou talvez seja apenas ruim.

Só não vale não ouvir.

01 Philosophy of the World – 2:56
02 That Little Sports Car – 2:06
03 Who Are Parents? – 2:58
04 My Pal Foot Foot – 2:31
05 My Companion – 2:04
06 I'm So Happy When You're Near – 2:12
07 Things I Wonder – 2:12
08 Sweet Thing – 2:57
09 It's Halloween – 2:22
10 Why Do I Feel? – 3:57
11 What Should I Do? – 2:18
12 We Have a Savior – 3:06

3 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/download.php?jkzumqwy5jl

    ResponderExcluir
  2. Como estou acostumado a ouvir som punk, não notei nada de errado(?)
    Estou ouvindo, e até gostando...
    é surreal!
    Valeu!
    Camilo Prado.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo blog. virei fã.
    dê uma olhada no meu:

    euprocurosom.blogspot.com

    abç!

    ResponderExcluir