segunda-feira, 16 de março de 2009

Stan Getz e João Gilberto - Getz/Gilberto (1964)

No começo dos anos 60, alguns músicos de jazz norte-americanos começaram a tomar um interesse cada vez maior pelo estilo conhecido como Bossa Nova que vinha surgindo no Brasil. Getz/Gilberto é um dos discos mais importantes desse encontro do jazz norte-americano com a bossa nova, sendo um dos principais responsáveis pela divulgação da música popular brasileira nos estados unidos e no resto mundo.
O disco conta com dois dos mais importantes idealizadores da bossa nova: Tom Jobim (ao piano) e João Gilberto (violões e voz), além da cantora Astrud Gilberto, responsável pelos vocais em inglês, e do saxofone de Stan Getz, que dialoga muito bem com a voz de João Gilberto.
Em 1965 o álbum ganhou três Grammys, incluindo o de álbum do ano, sendo o primeiro álbum de jazz a conquistar essa categoria.
Mesmo após mais de 40 anos de inúmeras regravações das músicas desse álbum, as versões incluidas aqui continuam estando entre as melhores já gravadas, com vocais impecáveis que expressam a visão peculiar de João Gilberto sobre a Bossa Nova no momento de seu surgimento, bem diferente do modo como as músicas são cantadas pela maioria dos intérpretes atuais.
_________________________________________________________
01 The Girl From Ipanema
02 Doralice
03 Para Machucar Meu Coração
04 Desafinado (Off Key)
05 Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars)
06 Só Danço o Samba
07 O Grande Amor
08 Vivo Sonhando (Dreamer)
- Faixas do relançamento em CD:
09 The Girl From Ipanema (45 rpm reissue)
10 Corcovado (45 rpm reissue)
__________________________________________________________
Stan Getz - Sax Tenor
João Gilberto - Violão e Voz
Antônio Carlos Jobim - Piano
Tommy Williams - Baixo
Milton Banana - Bateria
Astrud Gilberto - Voz

6 comentários: