domingo, 17 de maio de 2009

Mundo Livre S/A - Por Pouco (2000)

Depois de "Carnaval na Obra", que provava um aprimoramento em várias esferas musicais deste grupo pernambucano, o álbum "Por Pouco", o quarto lançado ao longo da trajetória da banda, traz algumas inovações. Sem dúvida soa mais pop, principalmente nas faixas "Mexe Mexe" (feita por Jorge Ben especialmente para ser interpretada pelo Mundo Livre), "Melô das Musas" (Nova canção que funde duas faixas do primeiro álbum, "Musa da Ilha Grande" e "Uma Mulher Com W Maiúsculo"), "Meu Esquema" e outras faixas discorrendo sobre as mulheres e seus encantos.
Não deixa de haver, contudo, espaço para a postura crítica que sempre esteve associada ao Mundo Livre S/A, seja de forma mais direta e ácida ("Concorra a Um Carro"), com sarcasmo ("Super Homem Plus", "Lourinha Americana") ou na forma de um texto impressionantemente afiado ("Batedores"). Somam-se à mistura alguns toques de lirismo, melodias deliciosas e ritmos envolventes e dançantes. Isso é Mundo Livre S/A em grande forma!
A equipe traz ainda grandes participações, como o percussionista James Muller em "Mexe Mexe" e "Melô das Musas", a percussionista Simone Soul em "O Mistério do Samba", o contrabaixo do mexicano Joey Altruda em "Meu Esquema", o trombonista Bocato em "O Mistério do Samba", "Melô das Musas", "Treme Treme" e "Minha Galera", de Manu Chao, com direito a solo e tudo. Esta versão conta ainda com as participações indomáveis de Jorge du Peixe, Comadre Fulorzinha e Otto no coro e o grupo Mestre Ambrósio descendo a percussão do Maracatu de Baque Solto, resultando numa faixa impressionante dedicada ao não menos fantástico cidadão do mundo Manu Chao.
O fechamento do disco fica por conta de uma versão tranquila, pop-moderna e adocicada de "Garota de Ipanema". Disco de alta qualidade, mostrando mais um perfil do Mundo Livre S/A e garantindo uma vez mais satisfação absoluta!

1. O Mistério do Samba
2. Concorra a um Carro
3. Por Pouco
4. Mexe Mexe
5. Melô das Musas
6. Treme-Treme
7. Meu Esquema
8. Super Homem Plus
9. Ligação Direta
10. Lourinha Americana
11. 6:30, um Abraço!
12. Batedores (Resistindo ao Arrastão Global)
13. Minha Galera
14. Garota de Ipanema

Link in comments

Um comentário: