terça-feira, 5 de maio de 2009

Nação Zumbi - Futura (2005)

Grande álbum do grupo pernambucano, trazendo experimentações sonoras que caracterizam-se firmemente por uma energia que engloba as 12 canções e por elas percorre numa linear sensação de psicodelia em preto e branco, como a capa do disco já indica.
O disco começa a todo vapor com a conhecida "Hoje, Amanhã e Depois", nascida para explodir nas caixas de som à melhor maneira da Nação Zumbi, somando efeitos eletrônicos a uma base marcante, uma letra constante e influências rítmicas das sonoridades de Pernambuco; Passa para "Na Hora De Ir", que entrou para a trilha sonora do filme "Cão Sem Dono", de Beto Brant, carregada de intensa energia sem espaço para declinar o peso da mensagem; "Memorando" universaliza as referências da Nação, como é habitual no trabalho do grupo, aqui seguindo pela exploração de uma cíclica simplicidade na construção de uma elaborada experiência psicodélica-sertaneja; Segue para "A Ilha", poderosa no seu ritmo que lembra a caminhada de um elefante: Lenta e pesada.
E por aí o disco vai, entranhando-se cada vez mais no universo peculiar que soma futurismo, psicodelia, densidade e muito mais, tudo numa atmosfera incolor, resultando num trabalho de qualidades e características ímpares. Ainda soma grandes participações, como as de Fernando Catatau, Mauricio Takara, Kassin e Scotty Hard, que ainda assina a produção do trabalho. Grande disco.

1. Hoje, Amanhã e Depois
2. Na Hora de Ir
3. Memorando
4. A Ilha
5. Respirando
6. Voyager
7. Expresso da Elétrica Avenida
8. Nebulosa
9. Sem Preço
10. Vai Buscar
11. Pode Acreditar
12. Futura

Nação Zumbi:
Jorge DuPeixe - Voz, efeitos e sintetizadores
Dengue - Baixo
Lucio Maia - Guitarra
Toca Ogan - Percussão
Gilmar Bola 8 - Percussão
Pupillo - Bateria e percussão

Link in comments

2 comentários: