quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mundo Livre S/A - O Outro Mundo de Manuela Rosário (2004)

O quinto álbum do Mundo Livre veio arrebentando portas e janelas com sua sonoridade cheia de balanço, seja por via de grooves violentamente funkeados, seja pelos sambas entupidos de outras influências que se mesclam, multiplicando possibilidades e derrubando limitações de gênero.
O álbum dá sequência à discografia incansável da banda, depois de "Por Pouco " (2000), considerado por muitos como o álbum mais pop, mas jamais o mais comercial, predicado definitivamente inviável e inadequado quando o sujeito da frase é o bando liderado por Zeroquatro e suas engenhosas letras, retrato profundo da verdadeira marginalidade em tempos confusos como estes. Neste disco volta com intensidade o ativismo afiado que marcou a trajetória da banda, ativismo de bandeiras múltiplas, como as influências que culminam num trabalho repleto de criatividade, autenticidade e espontaneidade.
Alguns personagens compõem o caldo grosso do disco, enriquecendo o enredo da profunda trama: Os índios xucurus e sua questão, Manuelita Rosário (se real ou fictícia, não sabemos), Noam Chomsky em entrevistas e depoimentos, John Wayne, Arnold Schwarzenegger e outros heróis estadunidenses, além dos cinco membros do bando e as inúmeras participações: Pupillo, Lucio Maia, Jorge du Peixe e Naná Vasconcelos são só alguns dos nomes que figuram ao lado dos cinco membros do grupo.
Um belo disco, de conteúdo pesado para variados sentidos da palavra. Vale a pena, pra cair de boca. Portanto, não deixe de baixar!

1. Inocência
2. Digital ao Vinagrete
3. Muito Obrigado
4. Azia Amazônica
5. E a Vida Se Fez de Louca
6. Caiu a Ficha
7. O Triste Fim de Manuelita
8. Embustation (Atitude de C... é R...)
9. O Outro Mundo de Xicão Xucuru
10. Caindo em Si
11. CNFS - Comunicado 2
12. Balada de Pablo e Manuelita
13. Plantando Uma Muda em Cima de Washington (vinheta)/Marcha Contra o Muro do Império
14. Eisenhower e o Colosso/Bônus Track

Mundo Livre S/A:
Zeroquatro - Voz, violão, cavaquinho, teclado virtual, samples
Bac - Moog, teclado, guitarra, órgão, backing vocals
Xef Tony - Bateria, percussão, backing vocals
Areia - Baixo, baixo acústico
Marcelo Pianinho - Percussão

Link in comments

3 comentários: